CLIQUE AQUI E ACESSE MINHA PÁGINA NO FACEBOOK

Curtindo e seguindo minha página, você receberá dicas de inglês diariamente, do básico ao avançado, vamos fazer do Brasil um país bilíngue.

ENTRE PARA O GRUPO "INGLÊS PASSE ADIANTE" NO FACEBOOK E INTERAJA COM OS OUTROS MEMBROS

Não há jeito melhor de aprender do que se aproximando de outros alunos e compartilhando conhecimento, entre para nosso grupo e compartilhe suas vitóris, dificuldades, respostas, dúvidas. Estamos de braços abertos para te receber. COME ON, MAN.

QUER FICAR CONECTADO NO INSTAGRAM E APRENDER INGLÊS AO MESMO TEMPO?

Siga-me no instagram e receba dicas diárias através de imagens. Isso mesmo, estudar ficou ainda mais fácil, compartilharei imagens com dicas gramaticais, dicas de reading, writting, speaking e listening, tudo que você precisa para se tornar fluente no inglês. SEGUE LÁ.

APRENDA INGLÊS E PASSE ADIANTE

Esse é o nosso lema, aprenda e compartilhe, divida seu conhecimento. Quando mais pessoas aprendendo e quando mais pessoas você estiver plantando a sementinha do inglês, mas rápido será, não só seu crescimento, mas também o dos que estão a sua volta. VAMOS SER UMA NAÇÃO BILÍNGUE.

APRENDA INGLÊS SOZINHO

Está sem dinheiro para entrar num curso ou comprar algum material? Não se preocupe, estou aqui pra te falar que nada disso é necessário para se aprender uma nova língua, eu te mostrarei que com alguns aplicativos, paciência e conteúdos gratuitos na internet é mais do que suficiente para te fazer falar fluentemente em inglêS.

16 de janeiro de 2018

DICA DE APLICATIVO: COMO COMO MEMORIZAR MUITAS PALAVRAS NO INGLÊS

FALA, PESSOAL. TUDO BEM COM VOCÊS? 


Resultado de imagem para what's up guys

Hoje vamos falar de uma das coisas mais importantes dentro do processo de aprendizagem de um novo idioma: A MEMORIZAÇÃO. 

MEMORIZAÇÃO

Esta, nada mais é do que a característica que nos permite guardar, registrar, manipular ou adquirir ideias ou imagens. Com ela temos a capacidade de lembrarmos de fatos, nomes, lugares, pessoas, cheiros e é por causa dessa maravilha que conseguimos GUARDAR EXPERIÊNCIAS PASSADAS e transmiti-las para as gerações futuras como, por exemplo, um professor que estuda, aprende e depois passa tudo aquilo de maneira organizada e sistematizada para seu aluno. Ou até mesmo alguém que está andando pela vizinhança, cai num buraco e depois te avisa para tomar cuidado ao andar por ali. Isso só acontece devido a essa capacidade de memorização. 

E é no PROCESSO DE APRENDIZAGEM  que tudo que vivemos no passado se torna útil no presente. Por exemplo: quando escrevemos, inconscientemente estamos lembrando de todo aquele processo que passamos para aprender a escrever lá no jardim de infância.

Só lembrando!

Resultado de imagem para aviso

Falarei mais do inglês, que no caso é o idioma que eu estou aprendendo, mas isso também serve para o aprendizado de qualquer outra língua e, mais que isso, também é fundamental para tudo que formos aprender ou estudar. 

CONTINUANDO...

"Beleza, Rodrigo, você disse que a memorização é muito importante para aprendermos outra língua, mas como eu vou conseguir memorizar tantas palavras novas? Afinal de contas, é uma língua nova, palavras novas, frases novas, sentidos novos,  definições novas e etc." 

A melhor resposta que eu posso te dar, meu caro, é: ESTUDE COM FLASH CARDS. 

O QUE SÃO FLASH CARDS?


Resultado de imagem para flashcards



















Os Flashcards (termo que vem do inglês: Flash= rápido/instantâneo e Card= Cartão) são, literalmente, cartões que podem, de maneira quase que mágica, nos auxiliar na memorização do que foi aprendido, fazendo com que todo aquele conhecimento não se perca no caminho e além disso, o processo de fabricação dos cartões é algo que te deixa ainda mais perto da absorção completa do conteúdo estudado.

O processo de fabricação dos seus cartões é algo que pode te ajudar bastante na fixação de uma palavra, frase, ditado popular ou seja lá o que você está estudando. Só pelo fato de estar construindo seu próprio material a fixação deste conteúdo já será muito mais rápida e fácil do que de qualquer outro método.

A coisa mais fácil do mundo é produzir os Flash Cards. Basta pegar algum bloquinho de papel ou recortar uma folha A4 em pequenos blocos e escrever a palavra ou frase em inglês. Se quiser, pode colocar uma imagem para fazer associação e o significado no verso da folha. Caso coloque a figura, não precisa colocar o significado. Assim, pode ocorrer uma associação direta da figura com a palavra.


Resultado de imagem para flashcards
























FLASH CARDS PARA PESSOAS IMPACIENTES 

Eu tenho um problema muito grande e esse meu problema muitas vezes me prejudica, mas também me faz ter vários insights, esse problema nada mais é do que uma terrível e gigantesca FALTA DE PACIÊNCIA!

Tá pra nascer alguém nesse mundo alguém que seja mais impaciente do que eu, o que era pra Deus me dar de paciência ele me deu de beleza, gostosura, essas coisas, certeza.

Mas eu sei, que assim como eu, existem várias pessoas nesta mesma situação, nessa agonia de aprender tudo muito rápido e buscando sempre aquele atalho, sempre a forma mais fácil.

E é pensando em gente como eu e você, que eu fui atrás de algo mais fácil, menos trabalhoso e que me trouxesse resultados incríveis. Talvez fosse algo utópico demais, mas eu consegui encontrar.


Resultado de imagem para deus colocando mais beleza em mimImagem relacionada


A DESCOBERTA PERFEITA

Após eu ter criado meus flashcards feitos a mão e sair colando em todo canto do meu quarto, aquilo começou a me frustrar por que, além de ocupar muito espaço, não deixava o quarto nada atraente. 

Resultado de imagem para smalladvantages gavin
Até que um dia estava vendo um vídeo do Gavin Roy, um youtuber que dá dicas de inglês em seu canal, o Small advantages, e ele estava falando justamente desse assunto, estudar com flashcards.

Entretanto, ele me apresentou uma nova forma de construir flashcards que não exigia muito tempo e que não tinha a necessidade de fazer todas aquelas coisas chatas, recortar papel, recortar gravura, procurar uma imagem que explique a palavra e etc. Nada disso seria mais necessário, porque ele havia descoberto um aplicativo chamado QUIZLET que dava pra fazer tudo isso no seu smartphone





O QUE É O QUIZLET?

O Quizlet é um aplicativo de estudos GRATUITO em que você pratica o que aprendeu com cartões de estudo personalizados, jogos educativos, diagramas interativos e também é um aplicativo de estudos que tem como principal objetivo fazer com que você aprenda por meio de repetição, ou seja, ele é uma excelente ferramenta para treinar a sua memória, colocar grandes quantidades de coisas nessa sua cabecinha que antes pareciam impossíveis de serem colocadas. 

COMO FUNCIONA O APLICATIVO?



A primeira imagem da esquerda para a direita representa a tela que aparece assim que você abre o aplicativo, porém, sem todas as pastas, porque essas são minhas. Seu aplicativo estará em branco e aí que começará sua jornada.

Vou te ensinar a como montar seu baralho virtual de FLASHCARDS que lhe fará aprender infinitas vezes mais rápido do que somente lendo, assistindo ou escutando algo.

Are you ready? 



So, let's go!

COMO CRIAR UM BARALHO? 

Primeiro de tudo você irá baixar o aplicativo Quizlet. O link para download está disponível no final da postagem. Após baixar o aplicativo siga os passos listados abaixo. 

A primeira coisa a se fazer é clicar no botão, como o que está representado na figura ao lado, para que você comece a criar o seu baralho e adicionar suas palavras, frases, definições, perguntas e respostas do jeito que você quiser. 



Ao clicar no botão de adicionar uma lista ou baralho, abrirá uma página assim como a que está ilustrada abaixo.


Passo 1 - Adicionar um TITULO para seu baralho. 

Passo 2 - Adicionar a palavra a ser estudada, por exemplo, father, e escolher o idioma no canto direito da linha onde escreveu a palavra, pois o aplicativo também lê a palavra, então, coloque o idioma correto, tanto para o vocábulário estudado, quanto para a sua tradução logo abaixo. 

Passo 3 - Adicionar a tradução e escolher o idioma. 

Passo 4 - Ao clicar no botão +, você adicionará outro espaço para colocar mais palavras. Lembrando que poderão ser quantos cartões você desejar. 

Passo 5 - Ao completar sua lista e adicionar todas as palavras, clique no canto superior direito, no ícone ao lado da engrenagem para salvar sua lista e começar a estudar. 



COMO ESTUDAR ATRAVÉS DO QUIZLET? 

Essa é a grande pergunta, e pra todas grandes perguntas, devemos dar sempre grandes respostas.
A imagem ao lado demostra o que aparecerá quando você clicar no baralho/lista que foi criado. 

Eu vou explicar passo a passo, qual a função de cada uma dessas opções para facilitar ainda mais o seu entendimento. 





APRENDER - Esta opção é uma das formas de estudos mais completas que o aplicativo te oferece. Você receberá a questão em inglês e terá que escrever seu significado em português, o inverso também acontecerá, terá também questões como: verdadeiro ou falso e única alternativa correta. Ou seja, o aplicativo elabora uma série de perguntas para reforçar seu aprendizado. VALE A PENA CONFERIR!!


CARTÕES - Esta opção te oferecerá uma versão virtual dos seus cartões, onde na parte da frente do cartão aparecerá a palavra em inglês, e ao clicar aparecerá sua respectiva tradução, esta ordem pode ser invertida nas configurações do aplicativo e além disso, há a possibilidade de colocar todos seus cartões a serem estudas para serem reproduzidos como se estivesse dando play numa música. Eu por exemplo uso muito esta opção antes de dormir, seleciono todos os cartões estudados e coloco-os para reproduzir automaticamente, então o aplicativo vai me dizendo a palavra em inglês e sua respectiva tradução.


ESCREVER - Essa de longe é a minha favorita. O aplicativo me dará a palavra ou frase em português e eu terei que escrevê-la em inglês. Caso eu erre, ele passará para outra frase ou palavra mas sempre irá repetir o que foi colocado errado até que eu acerte, só depois disso eu poderei finalizar a atividade. Lembrando que nas configurações do aplicativo é possível alterar a ordem das perguntas, primeiro em português com resposta em inglês ou primeiro inglês com resposta em português. 


COMBINAR - Na opção combinar, aparecerá um quadro com várias das suas palavras em inglês e com suas devidas traduções, porém separadas, o objetivo deste jogo é associar a palavra à sua respectiva tradução, em cima há um cronômetro  marcando seu tempo, tente sempre fazer no menor tempo possível.



AVALIAR - Por último, mas não menos importante, a opção avaliar vem para demostrar a perfeição que é esse aplicativo. Nela, você consegue elaborar uma prova, literalmente, com perguntas de verdadeiro ou falso, avaliação escrita e questões de múltipla escolha, ao final você receberá uma nota de quantos porcentos você acertou bem como a quantidade dos erros.



DESCOBRINDO AS FUNCIONALIDADES DO QUIZLET





- Aqui você terá acesso aos seus últimos movimentos dentro do aplicativo e ao baralho que estudou por último. É muito útil no caso de se ter muitos baralhos e esquecer em qual você estava estudando. 

- Aqui ficará suas pastas criadas separada por ordem de criação, no topo aparecerão suas últimas pastas adicionadas. Você poderá ter acesso a elas deslizando a página para cima ou para baixo e clicar na pasta desejada. 

- No Quizlet há a possibilidade de criar uma turma para disponibilizar suas pastas para seus alunos. Muitos professores utilizam e você também pode entrar na turma de alguém para ter acesso a outras pastas. Mais adiante, eu explicarei como entrar e como criar uma turma no Quizlet. 

- Aqui ficarão suas pastas, isso mesmo, você pode criar além de baralhos, criar pastas para armazenar estes baralhos, por exemplo, se estiver estudando somente nomes de animais e criar uma lista de animais terrestres, animais aquáticos, aves, será possível criar uma pasta com o nome de Animais e deixar suas listas lá dentro separadas do restante do conteúdo.


COMO TER ACESSO À OUTROS BARALHOS?

Se ainda existe alguma dúvida na sua cabeça, sobre a eficiência desse aplicativo, agora eu tenho certeza que eu vou extingui-la completamente. 

Caso você não queira fazer sua própria lista, como por exemplo uma lista sobre SIMPLE PAST, você poderá pesquisá-la no SEARCH no aplicativo. Isso mesmo, no aplicativo há uma barra de pesquisa onde você pode ter acesso ao baralho que outras pessoas disponibilizaram para todos os usuários. Veja como ter acesso.

Vamos supor que você está pesquisando pastas com o conteúdo sobre simple past, então você digita no search "simple past" e aparecerá várias pastas para estudar, escolha uma do seu interesse, clique e aproveite. 

COMO ENTRAR PARA UMA TURMA DO QUIZLET?

Quando você clica no search e pesquisa algo, aparecerá não só listas sobre aquele respectivo assunto, mas também, diagramas, turmas e usuários, isso tudo será sobre o tema que foi pesquisado.

Relaxa, que eu vou explicar detalhadamente como funciona cada um desses resultados de pesquisa.

Resultado de imagem para calma cara

Os Diagramas, são uma espécie de baralho porém, com imagens que representam o conteúdo, por exemplo, se você está procurando o nome de frutas em inglês, poderá procurar por diagramas em que aparecerão, além da palavra em inglês e sua tradução com os respectivos áudios, aparecerá também imagens que explicam aquela palavra, o que é extremamente eficaz na hora de fazer uma associação da palavra com a imagem a qual ela é representada. 

As Turmas, nada mais são do que um espaço onde os usuários do aplicativo compartilham suas pastas com o público, ao clicar numa turma, você terá acesso à várias pastas que aquele usuário disponibiliza. O que é extremamente útil para estudar em grupo. 

Alguém pode ficar responsável de passar tudo o que foi dito na aula do seu cursinho de inglês e transcrever para o Quizlet, abrir uma turma e disponibilizar para todos terem a oportunidade de participar de todos os jogos e provas que o aplicativo oferece para fixar um conteúdo. 



COMO CRIAR UMA TURMA NO QUIZLET? 

PASSO 1 - Após acessar o site do QUIZLETQuizlet.com, observe no lado inferior esquerdo da tela e clique em "Unir-se a uma turma ou criar uma turma" como está ilustrado no exemplo á esquerda.

PASSO 2 - Você dará um título para sua turma, lá também há a opção de vincular a turma ao nome de alguma instituição de ensino, caso você seja professor e queira vincular a turma a instituição a qual você serve, fique a vontade para isso também.

PASSO 3 - Após isso, é só concluir a criação e pronto, você terá um espaço para importar todas as suas pastas e compartilhar estas com quem você desejar.


COMO CONVIDAR ALGUÉM PARA MINHA TURMA? 

Quando sua turma é criada, ela fica disponível no Search do aplicativo ou do site, lembrando que você pode criar suas listas e editá-las tanto pelo site quanto pelo aplicativo, o aplicativo facilita muito nossa vida por ser algo portátil, disponível no seu celular, mas o site oferece muito mais opções. Mas você também tem a opção de COMPARTILHAR O LINK da sua turma tanto pelo aplicativo quanto pelo site.

Basta acessar sua turma pelo site, clicar ADICIONAR MEMBRO, no canto superior direito e depois clicar em + COMPARTILHAR O LINK DE INGRESSO AUTOMÁTICO

Feito isso, você copia o link e passa para quem desejar entrar na sua turma, quando o interessado clicar, o administrador da turma será notificado, depois disso basta aceitar e pronto, assim você não monopoliza seu conhecimento ou suas descobertas e compartilha com quem realmente tem interesse. 

COMO EU ESTUDO NO QUIZLET? UM BREVE RESUMO


Resultado de imagem para pensando 

Primeiro de tudo, eu busco muitas frases e palavras em vários outros aplicativos e também em filmes, séries, livros, ou seja, em tudo que eu vejo e ouço em inglês. 

Pois bem, tudo o que eu consigo acessar e que não é de fácil assimilação ou memorização, eu passo para o Quizlet, para que mais tarde eu possa me dedicar exclusivamente àquela frase ou palavra. 

O principal modo de estudar que eu uso é o ESCREVER do aplicativo, que te força a escrever corretamente a palavra ou sentença que foi adicionada. Escrever é a maneira que eu particularmente mais aprendo.

QUANTAS PALAVRAS EU DEVO ESTUDAR POR VEZ? 

Resultado de imagem para de grão em grão a galinha enche o papoBom, eu Geralmente uso 10 palavras ou frases para estudar por vez. Para você selecionar uma quantidade x do que estudar, basta clicar nas estrelinhas. 

Acredito que estudando 10 palavras por vez, demoraremos menos tempo em cada atividade, por que quanto mais vezes você erra, mais tempo ficará fazendo a lição, lembrando que a lição só termina quando você acertar tudo.






MINHA TURMA NO QUIZLET

Ao longo do meu aprendizado da língua inglesa, pude observar um padrão na construção de frases não só no inglês, mas também nos idiomas em geral. Dentro desse processo percebi que VERBOS, SUBSTANTIVOS, ADJETIVOS E ADVÉRBIOS, são os elementos responsáveis por dar sentido a toda e qualquer frase. 

Pode ser que em uma frase, não encontremos todos estes elementos, mas com toda a certeza, podemos encontrar vários deles. 

Como isso me ajudou?


Resultado de imagem para DÚVIDA



Eu pude concentrar meus estudos no começo, focando em aprender estas principais palavras separadamente, depois de aprender várias palavras de cada, eu comecei a ler mais textos e identificar a função de cada palavra dentro da frase, o que era verbo, substantivo, adjetivo e advérbio, isso me deu uma capacidade maior de entender uma frase, mesmo que grande, pelo o contexto, tendo como base estas principais palavras. 

Depois disso eu comecei a identificar também as palavras que uniam todas essas estruturas dentro da frase, que são as preposições, conjunções e etc. 

A conscientização do processo de formação de uma frase, me abriu muitas portas para alavancar meu aprendizado e tendo como base esta descoberta eu comecei a estudar vocabulário baseado nessas estruturas. 

Mas beleza, como saber a quantidade certa de cada uma que eu devo estudar, afinal de contas, existem milhões de palavras? 

Essa também era a minha grande dúvida, mas o que eu fiz, eu pesquisei na internet, quais eram os verbos, substantivos, adjetivos e advérbios mais comuns e mais utilizadas numa conversa cotidiana na língua inglesa, então me apareceu várias listas. Após observar um certo padrão destas listas separei as palavras mais frequentes e comecei a estudar cada uma delas bem como as preposições e conjunções, depois comecei a formar frases simples com apenas substantivos e verbos, depois com substantivos, verbos e adjetivos e por último comecei acrescentar os advérbios.

No começo eu não me importava muito com o sentido das frases, se estava gramaticalmente corretas ou não, eu simplesmente as criava. 

Depois ao ver um vídeo do Mairo Vergara no Youtube em que ele disse que o jeito mais eficaz de se estudar inglês era estudando por meio de textos com suas respectivas traduções, comecei a estudar desta maneira, procurava textos em inglês com traduções prontas para identificar em ambos quais palavras tinham o mesmo significado em ambas as línguas. 

Assim que eu comecei a botar em prática tal método, me dei conta de que já havia aprendido muitas e muitas palavras, feito muitas e muitas frases parecidas com a dos textos e neste momento eu vi que eu já conseguia entender quase que 100% de todo texto. 

Mas como eu consegui isso?

Aprendendo as palavras mais comuns dessas classes gramaticais que sempre, sempre e sempre estão presentes e se repetirão em todo e qualquer texto. 


Resultado de imagem para junte-se
























Levando em consideração o que foi dito anteriormente, eu criei uma turma no Quizlet, onde eu irei compartilhar minhas listas desses grupos específicos de palavras, verbos, substantivos, adjetivos e advérbios, para que você, estudante de inglês, possa chegar aos mesmos resultados que eu cheguei. Lembrando que isso não quer dizer que as minhas palavras são as melhores e únicas, você pode pesquisar as que você quiser, basta dar um Google para que as portas do mundo se abram para você. 

Mas você ficou curioso pra saber quais são as palavras que eu uso? 


Resultado de imagem para tá curioso

ENTÃO ENTRE PARA A MINHA TURMA DO QUIZLET GRATUITAMENTE eu vou deixar o link no final da página e espero que você clique e aproveite o que eu tenho pra te mostrar, isso será uma forma de eu relembrar todas essas palavras e também de compartilhar tudo o que eu descobri nesse último ano de estudo, também compartilharei listas de phrasal verbs e de frases mais comuns, bem como listas de conjunções, numerais, parentesco, frases em todos os tempos verbais, para você treinar e muito mais.

Mas para isso, eu preciso que vocês participem de verdade, para que o objetivo inicial, que é de compartilhar conhecimento, seja atingido. ENTÃO CLIQUE NO LINK E ENTRE FAÇA PARTE DISSO. 

FINALMENTE 

Espero que, de verdade, vocês tenham curtido esta postagem, por que foi feita com todo carinho do mundo. 

Por fim, gostaria de agradecer a todos que tiraram um pouco do seu tempo para ler essa dica, espero que aproveitem o conhecimento que foi compartilhado e não se esqueçam que eu sou estudante assim como vocês são, e meu único intuito é ajudar, compartilhar o que sei e receber algum feedback para que possamos aperfeiçoar tudo isso JUNTOS.

FIQUEM BEM E COM DEUS E ATÉ A PRÓXIMA!!1


ME SIGAM NAS REDES SOCIAIS PARA TROCARMOS MAIS IDEIAS


FACEBOOK 


ENTRE PARA MEU GRUPO DE INGLÊS DO FACEBOOK

FACEBOOK GROUP



INSTAGRAM: @SOUZARODRIIGO



LINK DO APLICATIVO 

lLINK PARA: ANDROID

LINK PARA: IOS


SEE YOU SOON! 

Bye-Bye!! 


Resultado de imagem para see you soon



Publicação em destaque

TREINE SEU SPEAKING COM NATIVOS DE GRAÇA

FALA, PESSOAL. TUDO BEM COM VOCÊS? Hoje vamos falar sobre as atividades mais importantes dentro do processo de aprendizagem de ...